Fisioterapia Respiratória

Saiba quais os objetivos da Fisioterapia Respiratória, seus benefícios, técnicas e principais orientações.

 

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar a oxigenação do sangue, promover a reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, prevenir complicações e reeducar a função respiratória.

Para isso, utiliza um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas.

As técnicas devem ser realizadas e sempre orientadas por um Fisioterapeuta especializado na área.

Estas técnicas consistem em:

Vale lembrar de cada técnica tem seu objetivo e deverá ser realizada corretamente para ser eficaz. Algumas pessoas respondem mais rapidamente com umas e não se sentem confortáveis realizando outras. 

  • Manobras para higiene brônquica (drenagem postural, vibrocompressão torácica, aumento do fluxo expiratório, huffing, …)
  • Manobras de reexpansão pulmonar (compressão-descompressão, inspiração máxima sustentada, compressão contra-lateral, …)
  • Podem ser associadas ao uso de dispositivos (exercício de respiração com pressão positiva intermitente – RPPI, pressão expiratória positiva – PEP, oscilação oral de alta frequência/OOAF – Shaker e Flutter, Cough Assist – Máquina da Tosse)
  • Treinamento Muscular Respiratório:  quando realizados com dispositivos (aparelhos específicos para o fortalecimento) e juntamente com os exercícios respiratórios atuam diretamente no ganho de força muscular respiratória. 

 

Muitas pessoas podem ser beneficiar com a Fisioterapia Respiratória, incluindo aqueles com diagnóstico de Asma, Bronquite Crônica, DPOC, Enfisema Pulmonar, Bronquiolite, Fibrose Cística, Fibrose Pulmonar, Pneumonias, Doenças Oncológicas, Pré e Pós-Operatório de Cirurgias torácicas, cardíacas e abdominais. 

Os idosos também tem um grande benefício com estas técnicas, visto que o envelhecimento apresenta uma redução da massa muscular esquelética e da força, incluindo a musculatura responsável pela respiração.

Fisioterapia Respiratória em Domicílio:

Quando a Fisioterapia Respiratória é aplicada no domicílio, o tratamento está mais focado na remoção das secreções, reexpansão pulmonar, manutenção e ganho de força muscular respiratória, melhora da falta de ar e do condicionamento físico e na educação do paciente.

Com todo esse treinamento e orientações, a Fisioterapia Respiratória é capaz de aumentar a independência, reduzir os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. Auxiliando também na prevenção ou na melhora das comorbidades das doenças respiratórias.

Fisioterapia Respiratória

Tire todas suas dúvidas entrando em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *