A indicação da fisioterapia respiratória pediátrica, geralmente é feita quando a criança e o bebê apresenta algum tipo de desconforto respiratório causado por infecções como bronquiolites e pneumonias, ou até mesmo por uma gripe mais forte que acumula secreção e dificulta a respiração desta criança.

A crescente incidência de infecções respiratórias infantis esta relacionada à evolução dos germes responsáveis por essas infecções e ao predomínio de infecções virais sobre as infecções bacterianas.

Além do tratamento médico e, se necessário o uso de antibióticos, o tratamento fisioterapêutico é muito importante para que estas crianças tenham uma recuperação mais rápida e eficaz.

O tratamento melhora a entrada e saída de ar pelo sistema respiratório e é realizado por meio de exercícios respiratórios, manobras e técnicas específicas para facilitar a eliminação das secreções.

Vale ressaltar que quanto antes estas crianças começarem o tratamento com o fisioterapeuta, melhor e mais rápido serão os resultados.