Reabilitação cardíaca é um conjunto de atividades necessárias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais, mentais e físicas possíveis, e consequentemente possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva.
A melhora na capacidade funcional, redução de fatores de risco, redução notável dos sintomas e melhora na qualidade de vida é bem marcada pela reabilitação cardiovascular.
Estudos mostram que as doenças cardiovasculares (problemas do coração) são responsáveis por 76% de óbitos no mundo. No Brasil, a doença arterial coronariana é a segunda maior causa de morte e o infarto agudo do miocárdio é a principal causa isolada de morte entre as doenças não transmissíveis. As estimativas de óbitos para o ano de 2020 superam 40 milhões.
Por isso, PARA PROTEGER E PREVENIR OS PROBLEMAS DO CORAÇÃO, são fundamentais os programas de reabilitação, incluindo práticas de atividades físicas supervisionadas.
Os programas de reabilitação cardíaca envolvem outras ações desenvolvidas por profissionais especializados, como psicólogo, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social e terapeuta-ocupacional.
Esses profissionais visam modificar outros aspectos que contribuem para a diminuição do risco cardíaco de forma global a fim de restituir a capacidade funcional, laborativa e social.
O programa de reabilitação pode ser dividido em três fases:
Fase I: equivalente a internação hospitalar
Fase II: alta hospitalar até dois a três meses após o evento
Fase III: recuperação e manutenção
O fisioterapeuta utiliza do exercício físico e da biomecânica como instrumentos para eliminar ou reduzir limitações físicas de forma preventiva dos fatores de risco de eventos cardiovasculares, como também para quem já sofreu algum evento cardíaco. Assim, o atendimento pode ser de prevenção ou reabilitação.
- Infarto Agudo do Miocárdio
- Angioplastia – Stent
- Pós-operatório de cirurgia cardíaca
- Cardiopatias e Valvopatias
- Marca-passo cardíaco
- Angina Estável
- Arritmias
- Insuficiência Cardíaca
- Pós-operatório de Transplante Cardíaco
- Doença Arterial Obstrutiva Periférica
- Hipertensão Arterial Sistêmica
- Diabetes Melitus Tipo I e II
- Dislipidemia – Colesterol Alterado
- Sobrepeso e Obesidade
- Aneurisma de Aorta
Com o atendimento fisioterapêutico home care, nosso diferencial é a busca contínua de melhores resultados funcionais. Diante dessa expectativa, todos os pacientes passam por avaliações periódicas quantitativas e qualitativas através de instrumentos validados cientificamente.
Entre em contato e agende uma avaliação.