Devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso continuar com a rotina de exercícios ou cria-lá para manter-se em movimento. Conheças exercícios físicos que podem ser feitos pelos idosos em casa na pandemia, usando a sala de estar ou a varanda, sem equipamentos específicos.
O período de quarentena em razão da pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas pelo mundo.
Por isso, é muito importante manter o hábito de fazer atividades nesse momento, não só para o corpo, exercícios para idosos em casa na pandemia são importantes também para a saúde mental. Portanto, ficar em casa, não significa ser sedentário.
Como grupo de risco, os idosos, devem permanecer em casa e com isso, deixam de fazer atividades rotineiras, como caminhar, subir e descer alguns degraus e testar seu equilíbrio andando na rua, como estavam acostumados.
Se engana quem pensa que é preciso ter equipamentos em casa. Móveis como vassouras ou cadeiras, além de utensílios domésticos, podem ser usados nos treinos em espaços como sala de estar ou varanda.
Veja como se dá a transmissão do novo Coronavírus.
É preciso manter a rotina de exercícios diários em casa, para quem já estava acostumado ou começar para quem nunca realizou. Com isso, trará vários benefícios, mas os mais importantes é a melhora do sistema imunológico, um gasto energético, e, principalmente, a liberação de hormônios do bem-estar que ajudará na reorganização de tantas adaptação e momentos difíceis.
Lembrando que é preciso buscar o acompanhamento de um Fisioterapeuta para adaptar os exercícios conforme a necessidade.
Exercícios de mobilidade, coordenação e força, pode ser explorados com exercícios fáceis e sem preocupação. Por isso, para quem irá começar, escolha exercícios leves com tempo mais curto entre 10 a 15 minutos por dia, ou dias alternados.
- Alongamentos dinâmicos global;
- Sentar e levantar em um banco ou em uma cadeira: três repetições de 15 segundos
- Sentado na cadeira. Esticar e dobrar os joelhos: 10 repetições com cada perna
- Em pé apoiando na cadeira. Ficar na ponta do pé: três repetições de 15 segundos
- Subidas em degraus de escada: três repetições de 15 segundos
- Caminhada dentro de casa: pelo menos 10 minutos
Ressaltamos que exercícios respiratórios, como movimentos simples de respirar puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca e, respirar profundamente até o fôlego máximo, ajudam no trabalho do pulmão e também nas articulações no pescoço.
Conheça sobre a Fisioterapia Respiratória: Clique aqui para saber mais.
Aproveite estes dias, faça exercícios para os idosos em casa na pandemia, crie rotinas, cuide e se preocupe com a saúde, e junto à sua família, fortaleça o companheirismo e amor.
❤️️